WhatsApp Bot
Seus visitantes, prospects e clientes querem falar com você em tempo real. Mas, para a maioria das empresas, é muito complicado dar conta de todas as conversas pessoalmente.
Com o chat Bot da Max Websites instalado no whatsApp da sua empresa irá ajudar a sua empresa qualificar leads, agendar reuniões, responder às principais perguntas de suporte e muito mais. Assim, sua equipe pode se concentrar nas conversas mais importantes.
O que é o chat bot?
Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.
O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.Também são chamados por outros nomes, como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bot. O conceito da palavra chatbot é justamente a junção das palavras “chat” (conversa em inglês) e “bot” (robô em inglês).
Vantagens dos chatbots
Redução de Custos:
Com chatbot é possível atender demandas básicas sem acionar atendentes humanos, utilizando os recursos desse mecanismo. Isso diminui o fluxo de ligações nos call centers e a necessidade de funcionários online para o atendimento ao cliente pela internet.
Personalização:
A empresa pode personalizar o chatbot de acordo com seu perfil para se aproximar do seu público-alvo da maneira que julgar mais apropriada.Um negócio mais descontraído, por exemplo, pode apostar em um chatbot com uma abordagem mais informal e divertida para preservar o estilo da organização.
Engajamento:
O chatbot é capaz de reproduzir um atendimento humano de excelência. Mesmo quando o cliente está ciente de que há apenas um robô do outro lado da linha, é possível satisfazê-lo com um atendimento de qualidade e cativá-lo para gerar engajamento. Além disso um chatbot irá com certeza reduzir a taxa de abandono do site.
Estabilidade:
Os chatbots como são softwares automáticos, estão disponíveis para interagir com o público 24hs por dia, nos 7 dias da semana, permitindo inúmeros atendimentos simultâneos e sem fila de espera.Além disso, é possível potencializar o volume e a agilidade do atendimento ao executá-lo de maneira simultânea, melhorando a qualidade do serviço.
Como funcionam os chat bots?
Os chatbots funcionam simulando uma conversa entre uma pessoa e um computador (software),
considerando-se 5 componentes que trabalham em conjunto:
1) Software (Plataforma de Chatbots)
O chatbot é construído sobre uma plataforma de software programada para esta função, onde você poderá gerenciar o chatbot, as conversas, os atendimentos, os relatórios estatísticos e integrações com sistemas que sua empresa já usa e muito mais!
2) Base de conhecimento (perguntas e respostas)
Naturalmente o foco do chatbot será sempre automatizar uma conversa (ou um processo) muito focado no atendimento a clientes, respondendo automaticamente a perguntas comuns. Então o chatbot necessita ser “carregado” com toda esta base de conhecimento.
3) Inteligência Artificial
Ponto fundamental para entregar aos usuários uma experiência fantástica, simulando um diálogo. A área da inteligência artificial, no contexto dos chatbots refere-se principalmente ao Processamento da Linguagem Natural (PLN). É baseado nesta tecnologia que o chatbot irá interpretar às intenções das pessoas em texto ou em voz, como elas já se comunicam no seu dia-a-dia.
4) Canais Conversacionais
Cada empresa irá definir qual ou quais canais são mais importantes para utilizar o chatbot visando a automatização considerando o tipo de relacionamento com seus públicos-alvo ou clientes. O chatbot pode ser instalado em sites, apps proprietários e aplicativos populares, como o Facebook Messenger, Telegram, Instagram ou mesmo o mais utilizado chatbot para WhatsApp.
5) Integrações
Para você explorar todo o potencial do chatbot é fundamental ele estar integrado aos softwares e sistemas que a sua empresa já usa para poder realizar as tarefas de forma completa, como por exemplo, gerar uma 2a via de um boleto, realizar um cadastro ou verificar uma posição ou status de um pedido.